Páginas

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Será que é verdade? Wi-fi pode prejudicar sêmen?

Estudo alerta: wi-fi pode prejudicar sêmen


Computador deve ficar na mesa, sugerem pesquisadores
   Atenção, todos os homens: talvez seja melhor manter seus laptops, smartphones e outras ferramentas que usam wi-fi longe de suas partes íntimas. Um novo estudo, embora pequeno, sugere que o uso de wi-fi pode prejudicar o esperma e diminuir a fertilidade masculina. A causa seria a radiação eletromagnética gerada pela comunicação sem fio.
   No estudo, publicado no Fertility and Sterility, pesquisadores coletaram amostras de sêmen de 29 voluntários saudáveis e as colocaram sob um laptop conectado à Internet por wi-fi. Depois de quatro horas, 25 por cento dos espermatozóides não mais nadavam e 9% deles tinham danos em seu DNA. Amostras de sêmen colocadas perto de um laptop off-line mostraram dano mínimo, assim como amostras que foram armazenadas separadamente, segundo a ABC News .
   “Nossos dados sugerem que o uso de um laptop conectado por wi-fi à Internet e posicionado perto dos órgãos reprodutivos masculinos pode diminuir a qualidade do esperma”, escreveram os autores, notando que não estavam certos se suas descobertas se estendiam a todos os dispositivos sem fio, ou se havia outras condições afetando a qualidade do esperma.
   De acordo com a Sociedade Americana de Urologia, cerca de um em seis casais no país têm dificuldade de conceber, e em metade dos casos, a fertilidade do homem é o problema. Para a fertilidade ótima, um homem deve ter 70 milhões de espermas por milímetro. Algumas pesquisas descobriram que fatores ambientais podem leva a contagem abaixo deste nível.
   Um estudo publicado em novembro indicou que o calor gerado por um laptop colocado sobre os joelhos era suficiente para aumentar a temperatura dos testículos a níveis perigosos, mesmo depois de 15 minutos de uso.
   O uso excessivo de fumo e álcool são culpados óbvios da depleção de espermas, disse Shanna Swan, diretora do Centro de Epidemiologia Reprodutiva da Faculdade de Medicina da Faculdade de Rochester. Ela também disse que homens preocupados com sua fertilidade devem comer mais comidas orgânicas para evitar pesticidas que possam prejudicar a reprodução. Uma dieta saudável e exercícios regulares sempre ajudam.

Um comentário:

  1. aff! é horrivel uma coisa dessas, pode até causar o nascimento de uma criança com mal formaçao, isto é, se ao menos ela chegar a nascer!

    ResponderExcluir

Poste aqui o seu comentário! Obrigado!